domingo, 22 de abril de 2018

Maturidade para tempos dificeis..

O título já parece um frase eu sei...mas não encontrei uma palavra ou uma serie de palavras para expressar a ideia do que eu estava pensando. Confesso que decidi escrever de ultima hora, quando dão aquelas eurecas de um certo momento da vida e resolve-se escrever para imortalizar aquele momento, no caso esse momento é um "momento difícil". Talvez por ter vivido outras situações difíceis financeiras e minhas sensações em relação a vida são calculadas pela situação financeira sim, pois sou taurino, e preciso da "segurança", consigo observar agora com já meus 38 anos, em que posição estou, e quais são as linhas futuras de cada movimento em falso e não me refiro apenas a minha situação e sim a situação dos outros também. Hoje nos encontramos numa situação financeira nacional caótica, em crise, com desemprego, e no meu caso sendo comercio sazonal dependente do verão estamos em crise do sol no verão também , o que deixa todos que são do mesmo setor ou quebrados ou com os nervos a flor da pele. Ainda me encontro na situação de nervos a flor da pele, pelos monitoramentos do meu negocio, pelos dados passados, pelo controle atual, pelo fluxo de venda, e pela situação vivenciada de crise, estimei que este ano de 2018 seria o pior dos anos de crise que começaram em 2015 e que vem piorando vertiginosamente ano após ano. Existem alguns fatores primordiais desde que comecei que me dão certa vantagem aos demais do mesmo grupo de vendas, por exemplo quando comecei tive o ultimo momento do ápice da economia e do verão extremo, depois se instalou a crise e os verões não foram tão quentes, porém o controle das compras, controle do estoque, da quantidade de funcionários, controle de excesso e participação nos pequenos processos nos deu a visão de onde estava o negocio e para onde iria, e acredito essa ser uma vantagem acentuada quando se percebe na crise. Problema acontece quando tenta com base na sua leitura e na ingenuidade de achar que todos estão querendo o bem um do outro, promover mudanças ou leituras diferentes no negocio dos outros. Por mais que você queira fazer isso pensando no bem coletivo, existe um fator que nunca deve ser esquecido e só engrandece o ser humano que é a humildade para ouvir e aprender, devo confessar que em parte me deixei tomar por este pensamento mas depois recuperei na intenção de abrir a cabeça para possiblidades do mercado com a opção do "pq não?". Como comentei anteriormente estamos passando um momento muito difícil na economia, mas pior é enxergar empresários se abatendo a cada ano de crise por simples arrogância, e despreparo, e não admitindo que digam quais foram suas falhas, é uma pena quando você vê um reinado antes levantado se desfez e com isso nada foi construído, nada foi passado nada foi ensinado, e nada foi aprendido, a arrogância mata e da pior maneira possível, enfim é uma pena, mas até para tempos difíceis precisa-se de maturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário